.009

Há momentos na vida em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há sentimentos que a linguagem não expressa e há emoções que as palavras não sabem traduzir.

.008

"Hoje é dia de comemorar

O samba correu solto,vamos lá

Pandeiro, cavaco, viola, na palma da mão...

(...)

A vida não é tão ruim de se viver

Há sempre momentos de grande prazer

Aqui a alegria é lei a toda hora

Toda tristeza do lado de fora."

Ontem foi dia de comemorar o nascimento de algo genial!

ARTuna nasceu, faz hoje, precisamente 2 meses! Ainda hoje as nossas peças musicais (apesar de muito tocadas e ensaiadas) são inigualáveis.

Quando nasce algo genial,e, neste caso, apesar da nossa (ainda) curta passagem sobre esta terra - 2 meses - acendem-se luzes que nunca mais se apagam, pois tocamos o que de mais belo existe no coração do ser humano!

A sensibilidade e o desejo de ser melhor podem ser despertados, pois a arte, neste caso a música, é uma das formas de trazer ao de cima qualidades escondidas.

E isto, é pertencer à ARTuna.

"O clima que reina é a paz e a união..:"

Parabéns ARTuna!

Parabéns a nós*

.007

Ensaio - 17 de Setembro de 2007

E mais um dia completo de ensaio. O entusiasmo e a força de vontade cada vez nos acompanha mais. O mais engraçado e se calhar, mais enriquecedor, é que (como já referi no post anterior) dando importância e valor à tarefa a que nos propomos, acabamos por descobrir talentos em nós próprios dos quais nunca pensamos que iriamos atingir.

Apresento-vos:

O nossos homens e nossa mulher dos 2/3 instrumentos (daqui a pouco sao dos 7 instrumentos). Temos Artistas :D* (Fábio, Luís, Fabi)

E para terminar em grande, visto a tarde ter sido aproveitada para se ensaiar só os instrumentos, aqui fica um cheirinho do que foi o treino das pandeiretas. *

.006

................Amizade ............garRa ............moTivação ................União .........EmpeNho ..........confiAnça O pertencer à ARTuna, leva a que tenhamos orgulho. E vocês perguntam: “como se consegue ganhar esse orgulho?” Isso agora... No entanto, o nosso crescimento não provem de palavras destrutivas ("Ah isto está tudo mal, vocês cantam mal, tuna mista não dá, etc") e quando há discordância, esta que seja uma oposição construtiva e leal. No entanto, a responsabilidade na Tuna considera-se mais individual: cada tuno, cada um de nós deve contribuir para a Tuna em si e isso faz com que desenvolvamos em nós um carinho especial por aquilo em que nos estamos a envolver, empenhar e a tornar. Assim, quanto mais orgulho tivermos ao pertencer à ARTuna, melhor e mais respeitada ela será, o que ajuda a criar ainda mais orgulho, tudo isso num processo de feedback positivo pelo qual vale a pena lutar. Para terminar, afirmar que pertencemos à ARTuna, fora o pertencermos a este ou aquele curso ou à ESAP,esta afirmação pode ser feita com a maior tranquilidade e orgulho de quem acredita na importância e no valor da tarefa à qual se dedica.

.005

4º Ensaio - 11 de Setembro 2007

.004 As verdadeiras estrelas

Este post dispensa qualquer palavra.

E mais nao digo.

.003 Falando Fotograficamente

3º Ensaio - 6 de Setembro 2007

.002 O início

Tendo havido uma grande adesão aos nossos valores (confiança, audácia, liberdade, espírito de tuna, honestidade, motivação e fun) reunimo-nos mais uma vez no dia 4 de Setembro.
Neste dia fomos presenciados pela Maria, uma pessoa que para além de fenomenal, expontânea e extremamente simpática, que já passou por 2 tunas e até fundou uma delas, ilucidou-nos para vários aspectos, desde a questão da hierarquia, a escolha de músicas, tendo sido estas o "Hino de Estudante" (versão ESAP) e a "Madalena", escolhidas por unanimidade. Após tudo isso, agarramos os instrumentos e toca a ensaiar! E de facto, temos garra e força para continuar este projecto à muito falado. E para isso, para além de nos aplicarmos nos ensaios, também "devemos começar a trabalhar em casa para as coisas surgirem já quentinhas no ensaio e ser mais fácil para trabalhar. Brincamos e cantamos, é esse o espirito da ARTuna." (assim como diz o nosso Magister, Luís Trigo) Lamento não vos poder presenciar com fotografias, mas o facto de termos estado tão empenhados neste dia, foi algo que nos escapou. Mas que não voltará a acontecer *

.001 A grande ESTREIA

Numa tarde algo envergonhada, um grupo de jovens fenomenais juntaram-se, acreditando num sonho no qual com o tempo viria a crescer, tanto em quantidade como em qualidade.
Assim nasceu a ARTuna, um sonho de muitos, realizado por poucos (mas bons).
Assim, esta tuna encontra-se formada com 23 jovens fenomenais (não custa nada salientar isso várias vezes) dos diversos cursos presentes na Escola Superior Artística do Porto.
Definiu-se assim para primeira reunião, o dia 20 de Julho. Data do nosso nascimento (físico e em conjunto).
Assentou-se pontos desde os Estatutos, o logotipo (presente no cabeçalho deste magnífico blog), os apoios, a selecção do Tuno do mês, a criação do estandarte, assim como também a foto do mês.
Por fim, distribuimos os cds e o nosso reportório de músicas:
^ "Hino do Estudante" (versão ESAP)
^ "Fado do Estudante"
^ "Madalena" - Ary Macedo / Ayrton Amorim
^ "Sete e Pico" - Conjunto António Mafra
^ "Ora vejam lá" - Conjunto António Mafra
^ "Calhambeque" - Roberto Carlos
^ "Porto Sentido" - Rui Veloso
^ "Beijinho" - Herman José
^ "Queda do Império" - Vitorino
Após tudo isto, decidimos arriscar e ensaiamos. E de facto, temos artistas (falta só acertarmos todos) mas estamos lá!